O grupo AdP (Águas de Portugal) é um dos maiores grupos empresariais e tem por missão contribuir para a resolução dos problemas nacionais nos domínios de abastecimento de água, de saneamento de águas residuais, e de tratamento e valorização de resíduos, num quadro de sustentabilidade económica, financeira, técnica, social e ambiental.
Em finais de 2007 foi realizada a mudança de instalações, o que levou a que surgisse a necessidade de se fazer um controlo total de todos os bens imobilizados. Para isso, através do engenheiro Adriano Serrano (na foto), director de sistemas de informação na AdP, foi solicitado à Sinfic o desenvolvimento de uma aplicação que procedesse à recolha de dados, de modo a que tudo fosse identificado e localizado.
Nesse sentido, foi criada uma aplicação que procedesse à recolha de dados, quer de bens já existentes no sistema, quer de novos bens, e que criasse um ficheiro que posteriormente fosse integrado no sistema interno. Todo o processo de etiquetagem ficou a cargo da AdP, sendo que os terminais tinham que estar preparados para ler todos os códigos existentes na empresa.
A relação com a Sinfic
A solução de imobilizado escolhida pela AdP teve a ver com dois aspectos importantes: a rapidez de entrega da aplicação em causa, e a possibilidade de desenvolvimento à medida de novas funcionalidades. Com o fornecimento de terminais móveis, a tarefa passou a ser bastante facilitada, podendo o operador trabalhar livremente pelo edifício e sincronizar os dados a partir do seu computador.