O website do comércio electrónico Lojas-na.net destina-se à venda de produtos e serviços de comércio electrónico e websites, e foi implementada através da plataforma e.pages Shop Pro Enterprise. O website recebe por dia uma média 50 visitas geridas por campanhas online e via publicação tradicional, sendo os anúncios em motores de pesquisa responsáveis por 50 por cento dos acessos.
Falámos com o responsável do lojas-na.net para partilhar connosco a sua experiência de campanhas online e a sua monitorização.
Sinfic Insight: Qual foi o motivo para o Lojas-na.net aderir aos anúncios através dos motores de pesquisa?
Lojas-na.net: A maioria dos utilizadores iniciam uma consulta online através de motores de pesquisa, por exemplo, o Sapo e o Google. As campanhas de divulgação através de meios tradicionais são igualmente relevantes, mas não sabemos com certeza quem procura neste momento por um determinado produto ou serviço. Quem efectua uma pesquisa na Web, faz isso com o intuito de adquirir algo concreto.
SI: E através de motores de pesquisa encontra facilmente o procurado...
LNN: Hoje, a Web apresenta, em praticamente todos os segmentos, ofertas de inúmeras empresas e profissionais. Isso complica o encontro entre um potencial cliente e a nossa empresa por dois motivos. Primeiro, temos de assegurar que a referência do nosso website ou loja aparece nas pesquisas por determinadas palavras chave que efectivamente se relacionam com a nossa oferta. Não adianta muito um cliente encontrar o nosso anúncio online se procurar por produtos que não vendemos online. Segundo, se um potencial cliente efectuou uma pesquisa e obteve uma lista de anúncios, deverá identificar em primeiro lugar o nosso como escolha acertada.
SI: A utilização das ferramentas de monitorização de anúncios ajuda a entidade promotora do website ou loja a medir o sucesso da publicidade online?
LNN: Parcialmente sim. Podemos identificar quais são as palavras chave que resultaram em visitas. Mas para saber a relevância dessas visitas, temos de rastrear a navegação dos visitantes por palavra chave utilizada. Apenas uma análise tão profunda permite identificar quais as palavras achave que resultaram em visitantes realmente interessados.
SI: O site lojas-na.net consegue obter estas informações através de uma aplicação de estatísticas de acessos?
LNN: As aplicações que gerem estatísticas são úteis, mas não fornecem informações de tracking. Nós podemos obter essas informações, entre outras fundamentais, através do etracker. Apenas assim conseguimos evitar investimentos em palavras chave de pouca relevância. Às vezes parece que uma determinada palavra chave gere muitos acessos, mas analisando cada uma das visitas, percebe-se que se trata de visitantes que procuram algo diferente.
SI: Então essa aplicação permite identificar as palavras chave sem relevância e dar mais visibilidade às palavras chave que efectivamente geram vendas? Quais foram as outras vantagens que levaram o site loja-na.net recorrer ao etracker?
LNN: O etracker integra-se automaticamente com e.pages, e para activar o serviços é preciso apenas inserir um código na nossa loja e.pages. Por outro lado, o valor da utilização é marginal em comparação com o retorno.