DGERT   APCER
Relações de compromisso

Verificação e Validação na Sinfic


Tendo em vista a melhoria contínua e a satisfação dos clientes, a Sinfic tem vindo a expandir o campo de acção os seus processos de verificação e validação. Actualmente, estes processos são parte integrante de qualquer projecto da empresa. Os resultados traduzem-se em melhorias qualitativas e quantitativas.O contexto

O Contexto

A Sinfic SA é uma empresa internacional privada que actua na área dos sistemas e tecnologias de informação. Nasceu como uma software-house em 1990, tendo como projecto inicial o desenvolvimento de um Sistema Integrado de Gestão (ERP) em tecnologia Unix/Informix, destinado ao segmento das médias empresas portuguesas.

Com origem em 1982, e juridicamente criada em 1990, a Sinfic possui uma área de actuação que se estende aos mercados português, angolano e moçambicano. É uma das 15 maiores empresas prestadoras de serviços no mercado das tecnologias de informação em Portugal e tem apostado numa forte orientação para o capital intelectual.

Desde 1998 que a Sinfic está posicionada no primeiro quartil (melhores 25%) do mercado das tecnologias de informação em Portugal (quer utilizando indicadores de volume de negócio, quer de produtividade). A quota da Sinfic no mercado das tecnologias e sistemas de informação tem crescido consecutivamente desde 1996.

Para este crescimento, muito tem contribuído a aposta na qualidade, entendida na Sinfic como parte integrante e nuclear dos sistemas de gestão e de desenvolvimento do seu projecto empresarial, quer no que concerne ao desenvolvimento dos seus sistemas de aprendizagem, de produção e de gestão, quer na gestão das relações com a sociedade, com os parceiros e, em particular, com os clientes. Para consubstanciar esta aposta na qualidade, a Sinfic foi certificada de acordo com a norma ISO 9001:2000 em 2004.

Convém sublinhar ainda que a estrutura orgânica da Sinfic está organizada em unidades estratégicas de negócio (cerca de duas dezenas) e em unidades de suporte ao negócio.

A Necessidade

Com a certificação ISO 9001:2000, obtida em 2004, os requisitos de verificação e validação já eram contemplados no âmbito do sistema de gestão da qualidade da Sinfic. No entanto, estes não se encontravam explícitos como um processo formal que identificasse o que fazer, quando, como e por quem.

No fundo, sentiu-se a necessidade de implementar um processo explícito de verificação e validação, de forma a garantir que todos os projectos da empresa seguissem esse processo de forma consistente.

A Solução

A unidade de Gestão da Qualidade da Sinfic tem vindo a alinhar os processos da empresa, tendo em vista a melhoria contínua e a satisfação dos clientes. Após o reconhecimento do nível dois de maturidade do modelo CMMI por parte do SEI (Software Engeneering Institute), em Outubro de 2005, surgiu naturalmente a necessidade de alcançar um nível de maturidade CMMI mais elevado, resultando na reestruturação de alguns processos orientados ao desenvolvimento de produtos. Desta restruturação surgiu um novo processo de verificação e validação, que tem vindo a ser incrementalmente integrado nos projectos da Sinfic e nos serviços que presta aos clientes.

O objectivo da implementação deste processo foi a criação de uma plataforma dinâmica que estabeleça um ciclo próprio de monitorização e de gestão da qualidade do produto em desenvolvimento, tendo sempre como principal objectivo o aumento da satisfação dos clientes e da percepção da qualidade real do produto entregue.

A verificação e validação permite fechar o ciclo do âmbito dos projectos. Mais concretamente, os projectos começam com a definição e acordo do seu âmbito (requisitos) e a verificação e validação fecham o ciclo, na medida em que a verificação permite assegurar que o produto está construído correctamente, enquanto que a validação permite garantir que o produto construído é aquele que vai de encontro às expectativas do cliente.

Através da análise dos indicadores dos projectos que cumprem a execução do processo de verificação e validação, denota-se uma clara evolução do produto final em termos qualitativos e quantitativos. Isto foi conseguido graças a um maior acompanhamento dos projectos. Actualmente, as acções de verificação e validação ocorrem de forma periódica ao longo de todo o projecto, fazendo parte integrante do ciclo de vida dos projectos da Sinfic. Os responsáveis pelos projectos têm agora que planear acções de verificação e validação ao longo dos projectos, e monitorizar os resultados dessas acções para o desencadeamento de eventuais acções correctivas e/ou de melhoria.

Passos para o estabelecimento do processo

Na implementação do processo de verificação e validação foram seguidos alguns passos que convém referir.

O primeiro teve a ver a análise do gap entre a norma ISO 9001:2000 e o modelo CMMI. Seguidamente, foi identificado o gap entre a análise anterior e os processos existentes na Sinfic (diagnóstico). Por último, foi estabelecido um plano de melhorias e implementação desse mesmo plano no contexto da Sinfic.

A partir deste trabalho de base, o sistema de gestão da qualidade prevê a melhoria contínua do processo, com base em indicadores de desempenho.

Topo
Pesquisa
Agenda
Destaques