Para promover a modernização administrativa na Região Autónoma da Madeira, foi desenvolvido um novo canal virtual de relacionamento entre o Governo Regional daquela Região Autónoma e os cidadãos e empresas, designado por Portal do Governo Electrónico. Este portal é uma iniciativa da vice-presidência do Governo Regional da Madeira, coordenada pela Direcção Regional da Administração Pública e Local, em parceria com a Direcção Regional de Informática e a Direcção Regional do Património, no âmbito do projecto " Formulários/Serviços In-line", financiado pelo POSI/Madeira Digital.
As entidades aderentes ao projecto foram as que se seguem:
Os objectivos gerais deste projecto são:
Dos vários processos implementados no âmbito do projecto, existem dois serviços online implementados para interoperar com os processos da escola secundária Jaime Moniz:
A escola secundária Jaime Moniz possui o seu sistema de informação, que suporta a sua informação de gestão, incluindo a informação associada aos alunos. Assim, foi desenvolvida uma camada de interoperabilidade utilizando webservices, a qual permite a disponibilização de um conjunto de serviços, que neste caso serão utilizados pelo Portal do Governo Regional, permitindo que um cidadão possa aceder aos serviços da escola.
Toda a camada de interoperabilidade teve em conta um conjunto de medidas que permitissem a viabilidade do processo, nomeadamente questões de acesso e segurança aos serviços. O sistema permite efectuar as matrículas online, a gestão dos registos dos alunos e de exames, marcação de faltas, notas, sumários, etc.
A interoperabilidade foi efectuada recorrendo à utilização de webservices, permitindo que, através do Portal do Governo Electrónico da Madeira, os encarregados de educação possam efectuar matrículas na escola e gerir a informação associada ao seu educando.
Este tipo de serviços permite que o cidadão do Portal, que é encarregado de educação na escola Jaime Moniz, possa controlar todo o processo educativo do seu educando, de uma forma fácil e a qualquer hora, tornando a escola disponível 24 horas ao serviço dos alunos e dos encarregados de educação, e disponibilizando todo um conjunto de serviços que os encarregados de educação podem utilizar para apoiar e controlar a educação dos seus educandos diariamente.