O caso desta semana refere-se a um desafio colocado à Sinfic por uma instituição do sector da saúde, que pretendia lançar um novo negócio através da criação de uma plataforma Web. Esta plataforma pretendia agregar duas vertentes. Por um lado, a actividade de formação a distância (e-learning) específica e diferenciadora no sector de actividade da saúde. Por outro, a disponibilização de um conjunto diverso de outros conteúdos, os quais, em conjunto com os anteriores, proporcionam uma oferta de excelência nos domínios relacionados. A solução consistia na criação de um Centro de Concepção, Desenvolvimento e Disseminação de Conteúdos, recorrendo à implementação das ferramentas e à criação de uma equipa residente para o efeito.
O Contexto
A instituição a que se refere este caso reúne uma equipa de profissionais altamente motivados e qualificados, garantindo os mais avançados cuidados de saúde na área em que actua. Os serviços da instituição são procurados pelo mundo inteiro e incluem a prestação de serviços a pacientes e a parceiros do mesmo sector. No caso dos parceiros, são prestados serviços de formação a profissionais de saúde.
A instituição aposta sistematicamente em novas tecnologias, investigação e inovação técnica. Os resultados alcançados na área em que actua devem-se a factores como a implementação de novas práticas/metodologias e novas técnicas cirúrgicas e laboratoriais.
A Necessidade
Um dos factores determinantes para o desenvolvimento deste projecto de conteúdos/formação foi a ideia de internacionalização, na medida em que existiam profissionais de diversas nacionalidades que tinham de se deslocar a Portugal com alguma frequência para assistirem a acções de formação na introdução de novas técnicas.
Assim sendo, um dos objectivos estratégicos da instituição, foi criar um sistema de disseminação dos cursos, de forma a que qualquer profissional, de qualquer parte do mundo, possa aceder em função do seu ritmo, sem depender de uma hora previamente marcada. Pode, inclusivamente, marcar uma sessão de conversa com o tutor ou outros colegas para esclarecer determinadas matérias, que podem dizer respeito directamente à actividade profissional que desenvolve.
Os principais objectivos do projecto eram:
Tudo isto tinha como finalidade a instalação do CCDDC, envolvendo itens diversos, desde ferramentas, até à transferência de competências para dentro da organização. Concretamente, estavam aqui envolvidos aspectos como:
No final, os benefícios para a instituição deveriam traduzir-se na criação de novo negócio (universidade corporativa com possibilidades de pesquisar/analisar, organizar/disponibilizar conhecimento, educar/treinar, divulgar) dentro da instituição para promover, desenvolver e disseminar as técnicas específicas e diferenciadoras no sector da saúde criadas/praticadas pela instituição.
A escolha da Sinfic para a implementação da solução ficou a dever-se à sua experiência na área do e-learning. A Sinfic foi pioneira em Portugal de soluções de formação a distância e tem, ao longo dos últimos anos, apostado numa equipa integrada por profissionais especializados e vocacionados para o apoio às grandes e médias empresas. Nesse sentido, criou uma unidade estratégica de negócio totalmente vocacionada para a educação a distância e, em particular, para o e-learning.
A unidade de negócio e-Learning da Sinfic visa apoiar as entidades na análise das suas características específicas para, com base no enquadramento obtido, se proceder à definição, estruturação e implementação da solução de formação mais adequada à realidade de cada organização.
A Solução
Primeira fase: criação e instalação do CCDDC
O projecto de implementação do CCDDC processou-se em várias fases. Numa primeira fase foram considerados os momentos constitutivos para a criação e instalação do CCDDC. Em conformidade com o documento de definição de requisitos, o projecto foi constituído pelas seguintes acções:
Estrutura organizacional da equipa
de concepção e disseminação de conteúdos.
Tipologias de cursos
Metodologia de referência: o Instructional Design, na perspectiva da constituição dos materiais interactivos multimédia e do e-Learning em particular, passa pela análise, concepção, planificação e edição de um ciclo de actividades que, de um ponto de vista macro, inclui a definição de objectivos (taxinomias), o modelo pedagógico, a sequência e estrutura de unidades, os principais métodos a serem usados em cada lição, o grupo de estruturas, a planificação das actividades, a identificação e pertinência das tecnologias e o controlo e avaliação do sistema. Esta metodologia específica tem sido apontada como um dos elementos mais importantes no processo de desenvolvimento de projectos de e-learning.
Segunda fase: instalação e apoio no arranque da infra-estrutura de exploração
Nesta fase, explicitaram-se os momentos constitutivos para a constituição do Sistema de Gestão e Publicação de Formação Assíncrona. Em conformidade com o documento de definição de requisitos, esta etapa do projecto foi constituída pelas seguintes fases:
O projecto, no seu contexto global, considera ainda as fases descritas a seguir, que até ao momento, nomeadamente por necessidade de estabilizar os processos de produção e disseminação, ainda não avançaram.
Terceira fase: implementação de uma solução de avaliação
A solução seleccionada foi o QuestionMark, um software específico para a criação e disponibilização de questionários, testes de aptidão, exames de conhecimento e recrutamento de pessoal. Podem-se efectuar avaliações e questionários a fim de determinar as atitudes e comportamentos dos colaboradores e quantificar o grau de satisfação do cliente.
Quarta fase: implementação de uma solução de live learning
A solução considerada foi o sistema de gestão e publicação de formação síncrona Learnlinc. Este software é uma aplicação de comunicações síncrona que permite, através da Internet, ou de uma intranet, recriar o ambiente de uma sala de aula ou de uma reunião. Esta aplicação permite que as organizações consigam ganhos significativos em termos produtividade, ao mesmo tempo que diminui, ou elimina, os gastos com deslocações. Trata-se de uma ferramenta de formação síncrona.
Arquitectura da solução.
(Clique na imagem para a ver em tamanho perceptível).