DGERT   APCER
Relações de compromisso

Pestana Pousadas: Quando a História se Alia à Modernidade


Pousadas de Portugal

As Pousadas de Portugal já existem desde 1942, tendo surgido com a finalidade de albergarem os viajantes. Consequentemente, foram surgindo ao longo dos principais eixos viários da época. Na década de 50, o Estado viu nas Pousadas uma oportunidade para recuperar edifícios históricos e rentabilizá-los sob a forma de infra-estruturas turístico-hoteleiras. Surgiu assim a primeira classificação das Pousadas em históricas e regionais.

O Contexto

Até 2003, a gestão das Pousadas era estatal, através da Enatur (Empresa Nacional de Turismo). A partir do Verão de 2003, a gestão foi privatizada e entregue ao grupo Pestana, integrado no consórcio ganhador. Actualmente existe uma rede de 41 pousadas divididas em várias categorias: Históricas, Históricas Design, Natureza e Charme. Esta nova reclassificação das pousadas destina-se a tipificar melhor cada estabelecimento de acordo com a sua natureza e a responder de forma mais adequada às expectativas de cada cliente.

Com a privatização das Pousadas, o papel da Enatur passou a residir na "gestão dos imóveis que constituem a rede Pousadas de Portugal e na supervisão da exploração hoteleira das Pousadas concessionada ao grupo Pestana".

O grupo Pestana apresenta-se actualmente como o maior grupo de turismo e lazer português, tendo comemorado 30 anos de existência em 2002. Na sua informação oficial, afirma igualmente ter sido pioneiro no lançamento, há mais de 15 anos, do timesharing hoteleiro em Portugal, sendo actualmente o terceiro maior grupo europeu nesta área de negócio.

Através da sua cadeia Pestana Hotels & Resorts, o grupo gere actualmente 33 unidades hoteleiras, espalhadas por três continentes: 21 unidades em Portugal (nove na Madeira, oito no Algarve, uma em Lisboa, uma no Porto, uma em Cascais e uma na Beloura/Sintra), seis unidades no Brasil (Rio de Janeiro, Angra dos Reis, São Paulo, Bahia, Natal e recentemente Curitiba), uma na Argentina (Buenos Aires), três em Moçambique (Maputo, Ilha de Inhaca e Ilha de Bazaruto), uma na África do Sul (junto ao Kruger Park) e uma em Cabo Verde (Cidade da Praia). Actualmente trabalham no grupo mais de 4 500 colaboradores.

Em Setembro de 2003 assumiu a gestão das 41 Pousadas de Portugal, fortalecendo a sua estratégia de integração horizontal. A integração vertical é outro dos objectivos do grupo, procurando crescer noutros subsectores da actividade turística, como o jogo, o golfe, o imobiliário de lazer, o transporte aéreo (através de voos charter), a operação turística no estrangeiro (Reino Unido, Espanha e América do Norte) e em Portugal e o rent-a-car.

A Necessidade

A relação da Sinfic com as Pousadas de Portugal remonta ao tempo da Enatur (Empresa Nacional de Turismo) - antes da exploração das Pousadas ser concessionada ao grupo Pestana em 2003. Podemos dizer que a Sinfic está presente no desenvolvimento do site das Pousadas praticamente desde o início.

Até à entrada do grupo Pestana, o site das Pousadas era o espelho da Enatur. Ou seja, estava muito orientado para a descrição das pousadas e dos locais históricos. Com a evolução do mercado, procurou-se conferir ao site uma orientação mais comercial e de maior interactividade com o público. Este processo acabaria por ser continuado posteriormente, após a concessão da exploração ao grupo Pestana.

A necessidade de maior interactividade com o público traduziu-se em aspectos como as reservas online (baseadas num programa desenvolvido em conjunto com a Sinfic) e um layout mais atractivo. Este trabalho iniciou-se em 2003 e, quando a implementação do novo layout do site estava prestes a ser implementada, aconteceu a cedência da gestão das Pousadas ao grupo Pestana.

Um dos aspectos críticos para as Pousadas é a possibilidade dos conteúdos serem actualizáveis pelos próprios funcionários, sem recorrer à entidade que desenvolveu o site. Estes e outros requisitos exigiram que o trabalho de desenvolvimento fosse efectuado de acordo com uma colaboração estreita entre os técnicos da Sinfic e os responsáveis pelo site do lado das Pousadas. Inclusivamente, os técnicos da Sinfic trabalharam durante bastante tempo na sede das Pousadas.

Com as reservas online e uma nova cara, o ano de 2004 trouxe novos desafios para o site das Pousadas. Avançou-se então para a vertente multi-idioma, a fim de responder a novos mercados. Até então existiam apenas as versões portuguesa e inglesa. Actualmente foram adicionadas as versões espanhola e alemã. O próximo passo será a construção da versão francesa.

O futuro do site passará sobretudo pela incorporação de motores de busca que criem uma oferta mais integrada, incluindo naturalmente a rede de Pousadas e a integração de cada estabelecimento hoteleiro com outras ofertas turísticas da região em que se insere.

A Solução

Como se depreende da descrição anterior, o site das Pousadas de Portugal foi evoluindo ao longo do tempo, tornando-se mais funcional e agradável, não só para os clientes, mas muito mais importante, também para os colaboradores do grupo, que passaram a ter disponível o poder de actualização e gestão dos conteúdos do site.

A solução aqui apresentada aborda o desenvolvimento do sistema de gestão de conteúdos para o site das Pousadas, incluindo a sua interligação com a aplicação de reservas online. Estes dois sistemas, apesar de distintos estão forçosamente integrados e foram ambos desenvolvidos pela Sinfic.

Gestão de conteúdos. O sistema de gestão de conteúdos foi desenvolvido para garantir a actualização permanente do site das Pousadas, não só em português, mas simultaneamente nas diversas línguas estrangeiras consideradas (com tendência para aumentar o seu número). A dinâmica a que o mercado obriga exigia a um grande esforço, não só por parte das Pousadas, como também por parte da Sinfic. Daí ter surgido a necessidade de agilizar todo o processo de gestão de conteúdos do site, com vista a evitar compassos de espera entre os pedidos de alterações e a realização das mesmas.

A solução encontrada foi dotar a direcção de marketing do grupo Pestana Pousadas de um sistema que lhes permite gerir o aparecimento e desaparecimento de cada conteúdo do site, bem como a possível reutilização de todos os conteúdos. Este sistema de gestão de conteúdos permite gerir praticamente toda a informação que é disponibilizada, sem a necessidade de recorrer a entidades externas. Consegue-se assim ter o site com informação útil e permanentemente actualizada, com um esforço reduzido.

No suporte deste sistema está uma base de dados relacional Oracle 9i, na qual reside toda a informação das Pousadas - por exemplo, as promoções existentes em cada pousada, locais de interesse, acessibilidade e proximidade de outras pousadas, ou ainda as actividades disponíveis na área. De forma a tornar mais eficiente a consulta e a disponibilização da informação, o sistema foi integralmente desenvolvido utilizando a linguagem PL/SQL (linguagem nativa Oracle) para gerar dinamicamente todas as páginas apresentadas pelo servidor Apache. Isto permite excelentes tempos de acesso a todo o site, para além da simplicidade de acesso às estruturas de dados.

Reservas online. Acessível através do site está a outra parte igualmente importante do e-business das Pousadas: um sistema de reservas online. Este sistema suporta, não só as regras de negócio genéricas das Pousadas, mas também as regras de negócio específicas de cada estabelecimento, nomeadamente o preçário (variável por tipo de quarto, época, promoção associada, etc). Este sistema já é responsável actualmente por uma parte significativa das reservas das Pousadas.

Do ponto de vista tecnológico, também ele está suportado numa base de dados relacional Oracle 9i, mas a opção de implementação foi desta vez para para Java, pois as regras de negócio são aqui muito mais abundantes, sendo por isso necessário adoptar uma linguagem que permita a reutilização de especificações em larga escala.

Topo
Pesquisa
Agenda
Destaques